sexta-feira, 22 de junho de 2012

Reflexão sobre João 6:31-33 – Buscar a Deus em 1º lugar


Reflexão sobre João 6:31-33 – Buscar a Deus em 1º lugar

Mateus 22: 34-37
“Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.”

João 6: 31-33 (sermão no monte feito por Jesus)
“Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Salmo 25: 5-6  e 8-10
Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia.
Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas benignidades, porque são desde a eternidade...
Bom e reto é o SENHOR; por isso ensinará o caminho aos pecadores.
Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho.
Todas as veredas do SENHOR são misericórdia e verdade para aqueles que guardam a sua aliança e os seus testemunhos.”


A prioridade do cristão é buscar acima de todas as coisas a Deus não por legalismo ou para executar rituais, mas para estar em comunhão viva com Jesus. Isto deveria ser feito sempre ... a cd dia e momento, e em cd oportunidade ... independente de qualquer coisa:
·        Independente do corre corre da vida
·        Independente das cobranças da carreira
·        Independente das cobranças da família
·        Independente das cobranças do nosso ego (vaidade)
·        Do lazer
·        ...

Todas os cuidados acima deveriam ter uma prioridade menor do eu querer estar com Deus ... é claro que existem várias situações que exigem uma resposta imediata e que muitas vezes não podem esperar,  mas em meu coração deve estar o 1º amor ao Senhor Jesus Cristo, ou seja, o desejo de estar e de viver neste amor maravilhoso.
Como é maravilhoso viver a partir desta comunhão maravilhosa! Como o nosso dia fica diferente quando isto acontece (em todos os sentidos) !

Quantas vezes são outras coisas que ocupam o 1º lugar em nossos corações ou às vezes disputam por igual com Deus exigindo de nossas vidas o nosso melhor esforço, dedicação, honra e/ou adoração!!!
Todos eles se tornam deuses quanto começam a ocupar o lugar que Deus deveria ocupar em nossos corações (o 1º lugar).

Os ‘deuses’ de agora podem ser vários:
·        Estudos  / carreira
·        O cônjuge
·        Um filho
·        A nossa casa
·        A família
·        As minhas necessidades
·        O ministério na igreja
·        Lazer / distração
·        Stress / raiva / ressentimento / magoas / amargura com alguém
·        Comodismo
·        Etc...

O cristão precisa estar sempre zelando por esta comunhão viva buscando orientação do Senhor para ter as prioridades corretas em seu coração, buscar da melhor forma que lhe for possível o Senhor até se encher do prazer de se estar diante da Sua glória e de poder viver a cada momento em uma comunhão contínua e viva Nele.

Você pode dizer: Isto não é fácil para mim...
Meu querido irmão (irmã) isto não é fácil para ninguém. Não é fácil porque sempre teremos motivos para tomar nossa melhor dedicação, nos gerar preocupações, zelos e/ou ter nossa adoração... não importa o momento ... nós seres humanos somos de natureza carnal pecadora e independente de estarmos em angustia ou na alegria teremos uma tendência de despriorizar a Deus em favor do momento.  Nem eu e nem você temos muitas vezes condições de ter em nossos corações as prioridades corretas, mas eu posso lhe assegurar que tudo que temos é a garantia que ao pedirmos a Jesus, Ele pode encher nossos corações de fé e do 1º amor a Deus e que Ele honrará com Sua palavra a cada momento que eu optar por Ele em primeiro lugar ... esta é a minha batalha diária existencial e esta é a sua batalha também. Jesus Cristo é o autor e consumador de nossa fé (Hebreus 12:2), ou seja, Ele é aquele que tem todo o poder de gerar fé em nossos corações.

Oração Final: “Senhor Jesus, muito obrigada pela sua Palavra e pela suas promessas. Por favor, perdoa os meus pecados. Que a cada dia eu possa buscar o consumador e autor de minha fé, Jesus Cristo, crendo que Ele encherá o meu coração da convicção que o resto é resto e que Ele cuidará de tudo que é sempre a melhor forma. Eu sei que muitas vezes o Senhor nos puxa mais para junto de Ti, mas não tenho dúvidas, através da tua palavra, que o Senhor deseja também que O busquemos não de qualquer jeito, mas como a verdadeira pedra preciosa deste universo. Que o Senhor Jesus Cristo arrume o meu interior, minha estrutura da forma correta de modo que a Glória de Deus passe a ocupar verdadeiramente e de uma forma totalmente viva (e não só em mente) o 1º lugar dentro de mim .... sentir o cheiro, o ar e a Paz que excede toooooodo o entendimento .... e perceber as cores de Cristo em todos os lugares ... cores vivas e maravilhosas de modo que todos ao meu redor sintam através de minhas atitudes que Tu és um Deus vivo, Amém. “