quinta-feira, 24 de maio de 2012

Reflexão sobre o Salmo 27


Reflexão sobre o Salmo 27 – Características do Verdadeiro Adorador


1 [Salmo de Davi] O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?
2 Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.
3 Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria.
4 Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.
5 Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; por-me-ás sobre uma rocha.
6 Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao SENHOR.
7 Ouve, SENHOR, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim, e responde-me.
8 Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, SENHOR, buscarei.
9 Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação.
10 Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá.
11 Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita, por causa dos meus inimigos.
12 Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade.
13 Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do SENHOR na terra dos viventes.
14 Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.


Versiculos 1-3:
  • O adorador a cada dia e momento procura depositar a sua confiança em Deus. Ele se enche de convicção (fé em Cristo) que não deve temer o mundo porque Deus é a sua verdadeira força , força viva que o sustenta a cada dia e o protege do mal.
  • O adorador busca ter sempre em mente o seguinte raciocinio: Se Deus é por mim porque devo ter medo ?
Versiculos 4-6:
  • O adorador tem como missão diária básica a busca pela comunhão viva com Deus. A sua maior prioridade não é: Ser o cristão que mais frequenta a igreja, o cristão perfeito, o cristão que mais se envolve nos ministérios na igreja, o cristão que prega melhor, etc ... Ele sabe, que dependendo de sua situação e dos propósitos de Deus em sua vida, as suas ações poderão envolver algum dos itens acima ou/e alguma outra atividade necessária (que esteja de acordo com a Palavra de Deus).
  • O adorador sabe que na presença viva do Senhor na adversidade (que pode vir sobre qualquer um independente de estar em comunhão ou não com Deus), ele não se abalará, ou seja, a sua paz, graça, fé, alegria e força continuará no Senhor. Ele sabe que a verdade de Deus prevalecerá sempre mais cedo ou mais tarde.
Versiculos 7-10:
  • O adorador sabe que que tudo neste mundo pode vir a faltar ou falhar, mas Deus não. Deus nunca falta ou falha com alguem.
  • Deus confirma que a Ele devemos buscar acima de todas as coisas.

Versiculos 11-14:
  • O adorador sabe que somente é Deus que sabe o melhor caminho que devemos seguir em qualquer situação ou condição
  • O adorador sabe que somente é Deus que tem todo o poder de nos livrar das garras do mal.
  • O adorador sabe que somente é Deus que tem o verdadeiro poder de nos sustentar e que o cristão precisa sempre buscar esta convicção (fé)

Oração final: Senhor, por favor, nos mostra que mesmo sendo cristãos, podemos vir a ficar fracos na fé e deixar de ser verdadeiros adoradores no dia a dia. Nos ajuda a sermos verdadeiros adoradores de Ti, Deus único e verdadeiro. Que a cada dia, a cada momento e situação nesta vida nós possamos estar sempre buscando no Autor e Consumador de minha fé, Jesus Cristo, esta fé (independentemente deste momento ser doloroso, angustiante, tranquilo ou de alegria).